sábado, 9 de maio de 2020

Dia das Mães na Pandemia!


Essa é a Janifer, minha prima. Hoje ela mora no México. Ela deu a luz em meio a pandemia e vai contar um pouco de como foi passar por esse momento. Fiz algumas perguntas:
1) Você está morando no México, como estão os casos da Covid-19 aí? E estão em quarentena há quanto tempo?
Até hoje são 3.160 mortes e 31.522 confirmados e 17.781 recuperados. 
Estamos de quarentena por um período indeterminado e a estimativa é  que vamos até Junho;  se as mortes aumentarem, perdurará até o mês de Setembro. O México também está parado.

2) Como foi a parte da gravidez no isolamento? Pra fazer exames, etc...
Esta fase, apenas vimos as notícias do que estava passando na China, o vírus ainda não havia chegado aqui. Mas  foi uma fase de muito medo, porque a notícia era que não se tardava a pandemia e o país não estava preparado... então não sabíamos o que fazer... por precaução, compramos máscaras e comida para estocar.  E fizemos em boa hora,  porque aqui na Cidade do México nessas datas onde só  havia notícias da China,  ninguém estava preocupado com a Covid-19.  Por isso não enfrentamos os supermercados cheios.

3) Quando chegou sua hora, quais foram os procedimentos? E o que passava na sua cabeça?
Minha médica induziu o parto natural antes dos dias de alto risco de contágio. Tomamos todas as medidas de segurança para não nos contagiarmos. 
Foi um parto lindo,  natural. Como tudo estava bem, me deram alta no dia seguinte cedinho,  justamente pelo risco de contágio da Covid.
Eu sempre muito preocupada, tensa só de pensar em sair  na rua com o bebê recém-nascido. Medo e tensão era o que eu sentia.

4) E como tem sido cuidar de um recém nascido numa pandemia?
Quando vamos ao pediatra,  saímos de máscaras e cobrimos o bebê. Sempre saímos bem cedinho, horário onde há menos pessoas na rua.
Em casa,  realmente cumpri com a quarentena de pós parto,  ou seja,  não saí para nada. 
Estou aproveitando cada minutinho para desfrutar dessa nova etapa da minha vida,  que é ser mãe.
Ah, mesmo estando em casa, sempre quando estou no celular e depois preciso pegar o bebê,  passo álcool em gel na mão.  Sempre lavo as mãos também.



5) Deixe um recado para as mães na pandemia.
Mamães fiquem em casa, tomem as medidas de higienização necessárias, não recebam visitas nem dos avós. Eles querem estar por perto,  ajudar e mimar o netinho, mas para o bem de todos, vamos transmitir todo esse amor com a "sana distância ". Porque o princípio da vida deve estar acima do afeto.
E  como nós sabemos o tempo passa rápido, então vamos desfrutar de cada risadinha e desse  cheirinho tão especial de bebê. E aproveitar que eles querem estar o tempo todo juntinho de nós mamães, aproveitar esse momento porque o tempo  não volta. 
E depois que tudo isso passar, teremos muita história para contar aos nossos  filhos.
Feliz dias das mães !!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário