Chegou a hora de saber tudo a respeito da meia-calça. Ela que é a queridinha do Outono e do Inverno.
Origem
Há registros de seu uso já na Mesopotâmia, de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno. O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em lã ou algodão, tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a montaria dos soldados.
No século XIV, a meia-calça passou a ser utilizada por nobres, que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas. No reinado de Catarina da Rússia, os homens utilizavam as meias-calças como artefatos de sedução, pois as malhas coladas ao corpo valorizavam seus dotes físicos.
A tecelagem era uma arte no século XV. As meias-calças tiveram grande importância nos reinos que viriam a formar a Espanha, cuja moda ditava o tom na Europa entre 1550 e 1650. A moda masculina tinha necessidade de criar meias que não enrugassem nas pernas, pois os homens espanhóis mostravam essa parte do corpo com o uso de calças que cobriam somente as coxas. A fama dos grandes tecelões espanhóis logo ultrapassou as fronteiras. Os nobres tinham uma média de oito pares - sinal de muito luxo - e os reis eram presenteados com meias de seda espanholas.
Por volta de 1780, os materiais se tornaram mais finos, sendo então a meia-calça assumida como acessório tipicamente feminino, caindo em franco desuso entre os homens. A versão mais difundida entre as mulheres era em 7/8, presa por fitas ou rendas às coxas.
A primeira máquina de fazer meias foi inventada por um inglês chamado Willian Lee, que não enriqueceu nem tampouco ficou famoso por isso. A França também iniciou a tecelagem mecânica de meias e Paris tornou célebre as meias de seda com as dançarinas do Can-can, que usavam meias de rede preta, consideradas então um escândalo.
Até o início do século XX, as meias eram grossas e tinham cores escuras. A partir do momento em que passaram a ser confeccionadas em fios de nylon, houve uma verdadeira revolução no comportamento social. As mulheres se sentiam mais sensuais, e queriam que suas meias aparecessem até mesmo em saias compridas. Após as grandes guerras, com o aprimoramento das tecnologias empregadas na fabricação, o produto tornou-se mais acessível (já que até então era extremamente caro). Nos anos 70, com o surgimento da minissaia, foram introduzidas fibras sintéticas, com colorido vibrante e que modelavam e protegiam as pernas. - Wikipédia
Como Vestir
Pode parecer besteira, mas o jeito de colocar a meia pode alterar muito sua conservação.
- Ao manuseá-las, verifique que suas unhas ou mesmo aspereza nas pontas dos dedos não oferecem perigo. Assim, evita-se puxar algum fio. Uma boa dica é molhar as pontas dos dedos.
- Na hora de calçar, franza uma perna, colocando os polegares dentro da meia até sua ponta. Coloque a ponta do pé na ponta da meia e vá soltando-a até o alto, ajustando-a à perna. Repita com a outra perna e, só então, erga a parte da calça até à cintura.
Veja as imagens:
E para tirar?
Se para colocar a meia-calça não foi tão difícil assim, para tirá-la sem puxar um fio sequer, é mais fácil ainda. Para tirar a meia-calça, é preciso fazer o procedimento contrário, ou seja, é preciso ficar em pé e depois sentar. Uma dica para evitar o fio puxado, é retirar acessórios das mãos e braços, como anéis, pulseiras e relógios. Tome cuidado também com as unhas grandes, elas podem estragar a meia.
Em pé, abaixe a meia até abaixo do quadril e vá descendo devagar até chegar um pouco abaixo das coxas. Sente-se cuidadosamente e vá abaixando a meia com as mãos, sempre atenta para não rasgar. Quando chegar aos pés, retire a meia e estique corretamente.
Como Cuidar
Ao Lavar
Sim, a meia-calça não é descartável! Se bem conservada, ela pode ser reutilizada por algumas vezes. E para isso, é preciso saber lavar a meia-calça corretamente. Em uma bacia com água fria ou morna (caso esteja muito suja), coloque um pouco de sabão neutro e uma gota de amaciante. Mergulhe a meia-calça na bacia e mexa na água com as mãos. Após isso, retire a meia da água delicadamente e coloque na água corrente para retirar o sabão.
Torça a meia-calça com bastante cuidado para retirar o excesso da água e pendure no varal sempre pelo cós, para não correr o risco de puxar o fio. Deixe a meia-calça secar naturalmente. Se preferir lavar na máquina, é aconselhável colocar a meia-calça dentro de outra que seja velha ou em uma fronha para evitar que rasgue, manche ou até mesmo pegue “bolinhas” de outros tecidos.
Guardando a meia-calça
Depois de limpa, a meia-calça precisa ser guardada corretamente, sempre tomando bastante cuidado para não estragar. Para isso, é preciso dobrar a meia-calça e embalar separadamente em sacos plásticos ou tecidos e guardar na gaveta, de preferência no fundo para não correr o risco de outras peças danificarem a meia.
Puxou o fio, e agora?
Se mesmo com os cuidados ao vestir e tirar, lavar e conservar corretamente a meia, acabar puxando o fio por acidente, não é preciso se desesperar. Com alguns truques é possível tentar salvar a sua meia-calça. Mas caso ela rasgue de uma vez ou forme furos, é necessário descartá-la para não detonar o seu visual. Para evitar constrangimentos, tenha sempre uma meia-calça reserva dentro da bolsa.
Truques para salvar a sua meia
A sua mãe já deve ter ensinado alguns truques que ela aprendeu com a sua avó para tentar salvar aquela meia-calça que fio correu só um pouco. No começo você acha que isso tudo é besteira, mas em alguns casos pode ser muito útil e ajudar a reparar o dano, principalmente nas horas em que você menos imagina. Veja só:
Para evitar que o fio não corra por toda meia, basta aplicar um pingo de esmalte incolor na parte danificada. Por isso, saia de casa sempre prevenida, tenha sempre um vidrinho de esmalte na bolsa.
Conhece o truque para deixar a meia-calça mais resistente? Antes de usar a meia nova, coloque embaixo da água corrente e logo após, torça delicadamente deixando a peça um pouco úmida. Em seguida, coloque a meia-calça em um saquinho plástico e conserve no congelador. Depois de congelada, retire a meia e pendure com cuidado no varal. Depois de seca, basta usá-la normalmente. Algumas mulheres garantem que essa é a melhor maneira para fazer com que a meia-calça dure mais tempo.
Não esqueça que para se prevenir da gafe da meia-calça rasgada e de situação em que não é possível aplicar nenhum truque para salvá-la, é aconselhável sempre ter uma peça reserva dentro da bolsa, pois nunca se sabe o que pode acontecer ao longo do dia.
Fontes: Dicas de Mulher, Mulher.com.br, Mulher Digital
Pronto! Agora que você já está expert em meia-calça, que tal dar uma olhadinha nas meias que temos em nossa loja virtual?
Acesse a loja: www.brunapepper.com.br
Acho super sexy, além de deixar a mulher elegante e glamourosa. Bacana a história de como ela surgiu em nossas vidas!Xoxo.
ResponderExcluirhttps://soulsoretro.blogspot.com.br/
Isso mesmo! Obrigada ;-)
ExcluirNão sabia de todas essas curiosidades hahah.Eu amo meia-calça :) principalmente no inverno porque dá uma esquentatinha boa.Mas acho sexy e elegante em qualquer estação.
ResponderExcluirótimo post!
Beijos
Blonde Venus